Babosa, também conhecida pelo seu nome científico Aloe vera, famosa por suas propriedades terapêuticas e medicinais, é uma planta de clima tropical da família das suculentas. De cultivo extremamente fácil, serve ainda como planta ornamental para o seu jardim.
As propriedades mais difundidas da Aloe vera são relacionadas a pele, seu extrato em gel pode ser utilizado em queimaduras, como cicatrizante, efeito anestésico e anti-inflamatório, para rejuvenescimento facial, psoríase e herpes genital masculina.
Extremamente utilizada em produtos hidratantes para a pele e cabelos pela industria cosmética. Sucos podem ser produzidos a partir da polpa da Aloe vera, que podem ser muito eficientes no combate de várias doenças respiratórias como, rinites, bronquites, asma, gripes e resfriados.
Ainda tem propriedades digestivas, que auxiliam na má digestão e evitam azia e gases. Outras propriedades como redução de estresse, combate a depressão, redução de anemia e controle de diabetes, ativação da circulação sanguínea e auxílio da remoção de gordura das artérias, eliminar as toxinas e ativação das funções dos rins e do fígado, além de auxílio da memória, também podem ser atribuídas a essa planta maravilhosa.
A ANVISA não libera produtos para consumo a base de Aloe vera pela falta de comprovações científicas de seu benefício e pelo risco dos efeitos colaterais da aloína, presente na casca da planta. Uma substância tóxica com muitos efeitos colaterais. É um ingrediente muito comum em laxantes e que teve seu uso proibido nos Estados Unidos. Pois seu consumo em via oral pode conter produtos químicos cancerígenos e de toxidade reprodutiva. Além de causar cólicas abdominais e diarréia, podendo gerar uma menor absorção de outros medicamentos. Porém seu uso tópico está liberado sem apresentar nenhum efeito adverso.
E agora que você já conhece os benefícios dessa queridinha, você sabe a forma correta de utilização da Aloe Vera? Removendo a casca da Aloe vera com cuidado, não deixando a resina da casca e contato com o gel que será utilizado, você reduz a concentração de aloína. Para receitas caseiras, pode-se cortar a folha da planta ao meio e com uma colher raspar o gel do interior sem atingir a casca da folha. Esse gel pode ser utilizado em vários preparos. Logo postaremos mais receitas utilizando o gel de Aloe Vera.