Menu fechado

AROEIRA-VERMELHA- Pimenta-rosa

Schinus terebinthifolia, também conhecida como Aroeira-pimenteira,  Poivre-rose , Pimenta-rosa, pertence a família Anacardiaceae. 
Árvore nativa da america do sul, de porte médio, folhas e frutos aromáticos. Ocorre do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, sendo mais comum em beiras de rios. Produz pequenos frutos de rosados a avermelhados abundantes, consumidos por diversas espécies de aves, principalmente os sanhaçus, família de aves muito abundante na região litoral norte de Santa Catarina, onde a Casa Acaé reside. Pode ser observada na beira da estrada ao passar pela Avenida Interpraias. 
Com a resina azulada da casca da árvore, os jesuítas preparavam o “bálsamos das missões” muito utilizado pela população cabocla. 
No Brasil, ela é utilizada nos candomblés jejê-nagôs, conhecida pelo nome àjóbi, e utilizada nos sacrifícios de animais quadrúpedes em ebós e sacudimentos além do emprego medicinal. A planta é associada aos Orixás, Ossain, Ogun e Exu. 
É utilizada na culinária, recebendo o nome de pimenta rosa, um tipo de pimenta adocicada, sem a característica picante da maioria das pimentas, mas extremamente aromática e perfumada. 


Também utilizada na medicina popular para tratamento de artrite, febres, ferimentos, infeção urinária e outros. Possui propriedades anti-inflamatória, antiespasmódica, tônica, adstringente, cicatrizante, bactericida, entre outras.
Para fins terapêuticos são utilizadas as cascas da árvore para fazer chás. As outras partes da plantas, como folhas e frutos, podem ser utilizadas em banhos medicinais. O chá é contraindicado para pessoas com problemas gastrointestinais, pois seu consumo em excesso pode ter efeitos laxante e purgativo. Para peles sensíveis também deve-se tomar cuidado pois pode causar irritações na pele e desencadear processos alérgicos. 
A madeira, de boa qualidade fornecida pela planta, costuma ser utilizada no interior em mourões e cercas. A sua floração também é rica em polén para as abelhas. Os frutos além de uso culinário, são utilizados  em curtumes de peles e couros. No Peru, são utilizados para fazer vinagre e bebida alcoólica. Nos EUA ficou conhecido como Christmas-berry, utilizado em decorações natalinas. 
Seu óleo essencial é bastante valorizado com ação antimicrobiana ampla. Seu efeito antiviral é muito eficaz e estudos in vitro apresentam ser citotóxicos para nove tipos de câncer das células.