Menu fechado

O que fazer com a casca da BANANA?

Você também ficou curioso pra saber pra que serve a casca da banana? Nosso objetivo é promover o desperdício zero e ajudar na sustentabilidade do planeta. Utilizar a casca de todas as frutas é uma das melhores formas de evitar o desperdício alimentar. Mas lembre-se que ela só deve ser consumida se a fruta for orgânica. Pois as cascas acumulam grandes quantidades de agrotóxicos. Com a casca da banana podemos preparar farinha, chá, vitaminas, bolos, pães, fritar, brigadeiros e sobremesas. Quanto mais madura a banana, mais fina e doce fica a casca. 
A banana é uma fruta rica em vitaminas A e C. A casca apresenta um grande teor de minerais em relação ao fruto. A casca possui quantidades elevadas também de vitamina B6, além de magnésio e proteínas. Ela também é rica em triptofano, um aminoácido que estimula a produção de serotonina, aumentando a sensação de bem estar, assim como o chocolate. A casca da banana é rica em antixoxidantes naturais, como o potássio e o cálcio,  que ajudam a fortalecer os ossos e prevenir câimbras musculares. O potássio também ajuda a regular a pressão arterial, diminui a retenção de líquidos e reduz o risco de pedras nos rins. É rica em fibras, ajudando a melhorar o funcionamento do intestino. Além disso, as fibras solúveis também estão associadas com a diminuição de risco de câncer de cólon, além de promover a sensação de saciedade (ótima pra quem quer perder peso!), pois forma um gel no estômago. Elas também atrasam a absorção intestinal da gordura e dos açúcares, favorecendo a diminuição do colesterol e evitando o aumento de açúcar no sangue. Devido as suas propriedades antioxidante e anti-inflamatória, a presença de ômega-3 e 6, a casca da banana também ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas. Falando em antixoxidantes, quem não quer se manter jovem por mais tempo? Pois então, ela também previne o envelhecimento precoce, com seus compostos bioativos ricos em flovonóides, caninos, terrenos e alcalóides. Ela também pode ser usada na pele, usando a casca ainda verde aplicada sobre a pele, acelera a cicatrização de feridas e queimaduras, pois contém leucocianidina. Também ajuda a aliviar sintomas de psoríase, acne, hematomas ou alergias.  Além de possuir diversas outras possibilidades como lustrar sapatos, polir prata e clarear os dentes.De agora em diante, quando for comer banana, guarde a casca para um chá. Ou quando for preparar uma vitamina, bolo, ou pão com banana, use a fruta inteira. Tem muitas receitas por aí pra você exercitar a sua criatividade. Lembrando que por ser fibrosa, as receitas com casca de banana devem ser cozidas por pelo menos 10 minutos, ou se for usada crua, deve ser bem triturada. Hoje vamos de brigadeiro, que pode servir de sobremesa de colher de você preferir.

  • 5 cascas de banana
  • 1/2 litro de água
  • 1 1/2 xícaras de farinha de trigo integral
  • 1 1/2 xícara de açúcar
  • 1 xícara de cacau em pó
  • 1 xícara de leite
  • 1/2 xícara de leite em pó
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 2 cravos da índia

Colocar as cascas de banana lavadas e picadas em uma panela, juntamento com a água, o açúcar e o cravo-da-índia, cozinhando até que esteja a massa esteja mole, mas sem deixar secar toda água. Retirar do fogo, esperar esfriar e retirar os cravos da índia. Em seguida bater no liquidificador as cascas mornas, a farinha, o achocolatado o leite em pó e o líquido. Acrescentar a manteiga e cozinhar novamente até que se veja a mistura se separar do fundo da panela.Mas se você ainda quiser dispensar a casca da banana, faça compostagem. Além de fazer para o planeta, faz bem pro seu jardim, pois a casca da banana rende um fertilizante riquíssimo.