Menu fechado

CANELA

Canela – Cinnamomum – vem do grego clássico kinnamomon e significa “madeira doce”. Não é a toa que quando pensamos em canela, vem logo a mente alguma sobremesa, bolo, ou iguaria doce. No entanto, ela tem milhares de usos diferentes.

A canela é uma especiaria muito rica, utilizada no mundo todo por milhares de anos para o preparo de alimentos e bebidas doces e salgadas, isso pelo aroma agradável que exala. O aroma e o sabor da canela estão na parte oleosa da árvore, rica em cinamaldeído, sendo este composto o responsável pelos efeitos positivos na saúde e no metabolismo.

A Canela é amplamente utilizada como fonte medicinal, sendo que a prática de adicionar este ingrediente (canela em pó ou em pau) a chás e outros é comum há muitos anos para a cura de gripes, resfriados e outras doenças inflamatórias da via respiratória. Amplamente utilizado por mulheres para tratar cólicas menstruais, através de chá de pau de canela, porém, destaca-se o cuidado em seu uso, pois gestantes estão proibidas de fazer seu uso, podendo sofrer aborto ou parto prematuro.

Também é contraindicada em caso de úlceras gástricas ou intestinais. Mas os poderes da canela estão muito além desta simples prática comum. O pó produzido a partir da casca das árvores do gênero Cinnamomum é comercializado para a indústria farmacêutica para ser usada como antibacteriano, fungicida, para reduzir o teor de lipídios e açúcares no sangue, combater perda de apetite, problemas digestivos, corrigir sabor de medicamentos e importantes estudos estão sendo desenvolvidos quanto ao controle de diabetes e seus malefícios.

A aromaterapia  se utiliza de seus efeitos positivos na saúde mental, aumentando o poder de concentração, disposição e resistência ao estresse. Os óleos essenciais extraídos das Cinnamomum estão sendo estudados amplamente nos últimos anos, sendo comprovado o alto poder medicinal da canela. Em sua família, a canela ganha como a especiaria com maior poder antioxidante, segundo estudo realizado entre 26 diferentes especiarias, ficando em segundo lugar entre estas. Os antioxidantes protegem o organismo contra os danos oxidativos causados pelos radicais livres, os temidos causadores de câncer, doenças degenerativas, morte celular e envelhecimento.

Os óleos essenciais obtidos a partir da casca, apesar de seus poderes medicinais, não devem ser utilizados para a aromaterapia, pois possuem muito aldeído cinâmico que causam irritação na pele. Já os óleos essenciais extraídos das folhas são extremamente indicados para a aromaterapia, sendo um potente antisséptico e, quando utilizado em massagens, é excelente para tratar dores musculares, de artrite e reumatismo. O doutor Saulo Capim, um professor do Instituto Federal Baiano, descobriu ainda que o poder analgésico da canela vai além, é similar ao da morfina com a vantagem de não ter efeitos colaterais e dependência como a própria morfina.

O gênero Cinnamomum possui uma média de 300 espécies, sendo que diversas destas são cultivadas para a produção de canela e cânfora. A Cinnamomum verum, conhecido pelo nome comum de caneleira-verdadeira, é apenas uma das espécies que produz canela e não a única, ou realmente a verdadeira. Existe outra espécie famosa, a Cinnamomum cassia, também chamada de Canela-aromática, Canela-chinesa, Cássia-chinesa ou simplesmente Cássia, sendo financeiramente mais acessível. Esta espécie é originária da China e da Indochina, sendo uma das mais utilizadas para a produção de canela, também sendo fonte de óleo essencial para perfumaria e medicina tradicional. A cássia é considerada uma das 50 ervas medicinais chinesas fundamentais na medicina tradicional chinesa.

Aqui nas terras catarinenses temos a Canela-preta (Ocotea catharinensis), que não deve ser confundida com a famíliaCinnamomum. A Canela-preta é da família Lauraceae, a mesma da Cinnamomum, porém Cinnamomum é um gênero, já a canela preta é do gênero Ocotea. A canela preta está ameaçada de extinção do ecossistema da Mata Atlântica, pois foi utilizada desenfreadamente como madeira para construção. Essa espécie chegou a representar até um terço do volume em madeira das matas primárias na Mata Atlântica em Santa Catarina. Por ser uma madeira de qualidade elevada foi explorada amplamente e quase extinta. Muitas casas históricas, datadas do início do século XX, ainda possuem peças originais produzidas em canela, o que mostra sua alta resistência. A Canela-preta não possui os mesmos princípios medicinais, merecendo destaque apenas a responsabilidade com suas árvores para que as mesmas não sejam extintas.


Confira alguns estudos relacionados aos poderes medicinais do óleo essencial da canela:

 http://www.secti.ba.gov.br/2016/06/1192/Baiano-descobre-que-oleo-de-canela-pode-substituir-morfina.html

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16190627

https://academicjournals.org/journal/AJBR/article-abstract/8D4DEA111465

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/14633804