Menu fechado

Quem Somos

O Projeto Uma vida mais sustentável é feita de conexões com a terra, com as pessoas e com as nossas origens. Acreditamos no acolhimento e…

O Projeto

Uma vida mais sustentável é feita de conexões com a terra, com as pessoas e com as nossas origens. Acreditamos no acolhimento e na proteção como forma de cuidar do próximo e do meio ambiente. Um projeto sempre nasce de uma esperança, a nossa é a esperança de um mundo melhor. Um mundo onde exista mais “nós” e menos “eu”. 
Casa Acaé nasceu da vontade de resgatar nossas origens. Um resgate muito mais profundo do que as raízes das culturas açoriana e portuguesa que invadiram o litoral, ou das culturas europeias que invadiram os vales e serras catarinenses. Queremos resgatar nossas origens  com os índios Carijós, os primeiros habitantes dessas terras, na qual temos muito orgulho de ter nascido. Queremos resgatar nosso contato com o solo, com o mar e tudo que eles nos oferecem. Resgatar a conexão e o respeito que os índios praticavam com o meio ambiente. Criando laços com o que consumimos e oferecemos, valorizando os produtores locais, artesãos e as famílias que cultivam tradições e produções quase que esquecidas.  
Somos daquelas pessoas orgulhosas do próprio lar, daquelas que gostam de abrir as portas e receber todo mundo, de levar as pessoas pra lá e pra cá contando histórias sobre cada canto. Gostamos de cheiro de terra úmida, gostamos de vinho da serra, de queijo fresco e vento terral balançando os cabelos. Temos orgulho de nossa casa, Santa Catarina, temos um orgulho danado, daqueles doer, de nosso quintal, esse litoral que todas as manhãs nos faz ter mais vontade de cuidar e amar. Por isso chamamos nosso projeto de “casa”, pois é assim que queremos que você se sinta.
O nome Acaé, veio do tupi guarani, significa gralha, escolhida entre tantas aves para dar seu nome a nossa casa. A gralha é uma ave coletora de sementes, armazena, esconde, enterra, para que tenha alimento nos períodos mais escassos do ano. Algumas dessas sementes acabam esquecidas ou perdidas e assim, germinando, disseminando as espécies de nossa flora. A gralha é uma ave de presença muito forte na Mata Atlântica e nas bordas litorâneas. Vivem em comunidades de até 15 indivíduos, e é considerada uma ave de extrema inteligência, pois tem uma comunicação complexa, composta por até 14 termos vocais diferentes (gritos). Existe uma lenda de que a gralha ganhou a coloração azul, pois ganhou a missão divina de ajudar na disseminação das plantas na natureza. Nos vemos também um pouco como as gralhas, queremos ajudá-las um pouquinho nessa tarefa, de espalhar as sementes da cultura e saberes do nosso lar.
5/5
Fotógrafa, atriz, administradora,
amante da natureza.
Carol Lombardi

Carol Lombardi é fotógrafa, que já foi atriz, formada em administração. É neta de uma grande sabedora das culturas e saberes populares, aprendeu desde cedo a gostar de “cavocar” no jardim da Dona Lelly, a roubar mudinhas na vizinhança, por que se pedir não nasce. Sempre curiosa ao ver o “dedo verde” do seu pai, que onde encosta nasce alguma coisa, pois trouxe de menino, as lembranças de trabalhar na roça, mesmo anos depois fora do campo estudando e trabalhando. Ela sempre teve gosto em ter a casa cheia de gente, ser anfitriã sempre foi um grande prazer. Hoje, mãe de duas, e com muita vontade de cultivar um mundo melhor pra elas, idealizou esse projeto pra que toda família tivesse um objetivo comum, fazendo do mundo um lugar melhor